SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES PARA O SUS


O que você encontra aqui?

Recomendações das diretrizes clínicas de melhor qualidade sobre o cuidado de doenças crônicas
Saiba mais sobre de onde vem essa informação
Saiba Mais

Como usar?


Você pode realizar a busca por palavras ou pelo nome da doença ou condição

Busca por palavra: encontrar recomendações com palavras específicas

Busca por doença ou condição: ter acesso a todas as recomendações sobre o assunto
Saiba Mais

Preciso me cadastrar para buscar?

Não! Mas o Login permite que você comente e avalie as recomendações, contribuindo para adaptação das recomendações
Saiba Mais

SABER-SUS

O SABER-SUS é um projeto que tem como objetivo auxiliar pacientes, profissionais da saúde e gestores na tomada de decisão através da disponibilização gratuita de recomendações sobre o manejo de doenças crônicas. Entre os diferenciais estão o fato de apresentar conteúdo confiável (proveniente de recomendações de diretrizes clínicas nacionais e internacionais de melhor qualidade metodológica) e disponibilizado em português.

Nesse site, disponibilizamos as recomendações sobre algumas doenças crônicas prevalentes no Brasil e no mundo. Dessa forma, aqui você encontrará uma síntese sobre as condutas referentes ao rastreio, diagnóstico, tratamento farmacológico e não farmacológico e/ou monitoramento direcionadas à atenção primária a saúde .

Nosso intuito é que esse site dê suporte o processo de tomada de decisão baseada em evidências, resultando em benefícios aos pacientes e ao sistema de saúde.

Como resultados do projeto SABER-SUS temos os produtos apresentados ao lado: um curso de atualização de profissionais de saúde, um ebook, artigos científicos e esse website.
Para entender melhor o que é uma diretriz clínica de alta qualidade metodológica, consulte a página "Saiba mais".

Curso SABER-SUS


A primeira versão do curso SABER-SUS ocorreu no primeiro semestre 2022 e teve como objetivo a avaliação do curso para posterior ajuste e oferta de mais turmas.
A primeira edicação contou com a participação de 160 profissionais de saúde.
Durante o curso, uma parte dasd recomendações disponibilizadas neste site foram validadas por profissionais da saúde.

Consulte os resultados da avaliação da primeira edição do curso: Consulte Aqui

Ebook SABER-SUS

Para que mais pessoas tenham ideia do conteúdo apresentado nesse website e no curso de atualização, disponibilizamos um ebook com uma amostra desse conteúdo.
Não deixe de fazer o download do Ebook!
Download

Informes de cursos e conteúdos de interesse


Para ficar por dentro de outras edições do curso do projeto SABER SUS e/ou outros cursos e eventos de interesse sobre o cuidado de doenças crônicas, fique ligado na nossa página.

Além de cursos, disponibilizaremos listas de artigos científicos e outros materiais recentemente publicados sobre o cuidado de doenças crônicas.
Acesse Aqui


O projeto

O Projeto Saúde Baseada em Evidências e Recomendações para o SUS (SABER-SUS) é uma iniciativa do grupo de pesquisa Chronide (Chronic Diseases and Informed Decisions), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais do Estado de Saõ Paulo (COSEMS/SP), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP - projeto 2019/03883-7). Para saber mais sobre como o projeto foi desenvolvido consulte a página "Sobre o projeto"".




Como usar o site

Fazer uma busca

Para buscar recomendações com uma palavra específica ou de uma determinada doença, basta:
1. Acessar a barra de pesquisa na Página Inicial do site
2. Inserir a palavra ou nome da doença em questão
3. Apertar no Enter

Como logar

Para fazer o LogIn no site:
1. Acesse o botão LogIn no canto superior direito do site
2. Inserir suas informações de E-mail e Senha
3. Clicar em Logar

Como contribuir

Para contribuir e avaliar as recomendações do site, basta:
1. Fazer o LogIn
2. Fazer a busca por recomendações
3. Pronto, agora já pode comentar

Ebook e Materiais

Para fazer download do nosso ebook e outros materiais de interesse, consulte a página Materiais


Porque Logar ?

Você não precisa fazer castrado e estar logado para fazer buscas no site.

Então, para que serve o Login afinal?

O login permite que você, como profissional da saúde, possa comentar e avaliar as recomendações disponibilizadas no site de acordo com sua realidade e prática clínica. Dessa forma, será possível adaptar as recomendações para um contexto nacional.

Não deixe de contribuir!
Sua experiência é muito importante!

Fazer Login

Sobre o projeto

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da FAPESP, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), anunciaram o resultado da chamada de propostas para o Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS lançada em dezembro de 2018.

Foram aprovadas 15 propostas, dentre as quais estava o projeto originalmente intitulado "Recomendações de guias de prática clínica de alta qualidade metodológica para o cuidado de doenças crônicas: adaptação ao contexto do SUS e disseminação de informação confiável", proposto por pesquisadores do grupo Chronide. Durante a execução, o projeto recebeu o nome SABER-SUS.

O projeto foi idealizado e coordenado pela Professora Dra. Daniela Oliveira de Melo , pesquisadora e docente na Universidade Federal de São Paulo. Entre os parceiros desse projeto estão: Prof. Dra. Nicolina Silvana Romano Lieber, Prof. Dr. Aécio Flávio Teixeira de Góis, Prof. Dra. Claudia Fegadolli, Prof. Dr. Camilo de Lellis Santos, Prof. Dr. Ezequiel Roberto Zorzal, Prof. Dr. Luiz Eduardo Galvão Martins, Prof. Dra. Adriane Lopes Medeiros, Jorge Harada e Prof. Dr. Airton Stein.

Processo metodológico

O processo de busca, análise, seleção e extração de informações foi realizado dentro do contexto do projeto SABER-SUS, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Chronide.

Diretrizes Clínicas com recomendações para o diagnóstico e manejo das doenças em questão foram recuperadas através de um processo de busca sistemática - que foi repetido para cada uma das doenças.

Após passaram por duas etapas de elegibilidade, sempre por dois revisores independentes, as Diretrizes Clínicas selecionadas foram avaliadas pelo instrumento AGREE II.

A extração de recomendações foi realizada apenas para Diretrizes Clínicas classificadas como de alta qualidade metodológica. Com essas informações, foi elaborado um compilado de recomendações, validado por profissionais da saúde.

Para entender melhor o que é uma diretriz clínica de alta qualidade metodológica, você pode consultar a nossa página:Saiba Mais

Entenda as etapas do projeto



Produtos SABER-SUS

Além deste website, os produtos principais do projeto foram o Curso Diretrizes Clínicas e a Prática de Cuidado de DCNT na APS e o Ebook SABER-SUS.

Abaixo você encontrará um link com a explicação da síntese de resultados do curso e o link para o download do Ebook.



Chronide

O Chronide é um grupo de pesquisa interinstitucional, formado por docentes e colaboradores, além de vários alunos de graduação e pós graduação de universidades brasileiras.

Nosso objetivo é promover o uso de evidências no suporte à tomada de decisões tanto na clínica (processo de cuidado, particularmente entre pacientes idosos e no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e no uso seguro de medicamentos) quanto na gestão (incorporação de medicamentos no SUS ou decisão em processos judiciais, por exemplo).

O que é uma diretriz clínica e para que serve?

São documentos que contêm recomendações para otimizar o cuidado em saúde oferecido aos pacientes, formuladas a partir de uma revisão sistemática das evidências e análise de riscos e benefícios das intervenções para cada condição clínica de saúde, além de outros fatores associados ao contexto local.

Destacamos aqui alguns dos importantes objetivos das diretrizes clínicas:

a) tornar as decisões clínica mais objetivas diminuindo a variabilidade clínica;

b) educar pacientes e profissionais sobre a melhor prática atualizada;

c) melhorar a relação custo-efetividade dos cuidados em saúde.

Qual a diferença entre diretriz clínica e protocolo clínico?

Dependendo do país no qual o documento é produzido, ele pode ser chamado de distintas maneiras. Em inglês, o termo usado é clinical practice guidelines. Em países de língua espanhola, as diretrizes clínicas são também conhecidas como Guías de Práctica Clínica (GPC) ou guidelines. Em Portugal, diretrizes clínicas recebem a denominação Normas de Orientação Clínica (NOC). No Brasil, ouvimos os termos Diretrizes Clínica e Guias de Prática Clínica. Cabe salientar, entretanto, que Diretrizes Clínicas não são sinônimos de Protocolos Clínicos. As Diretrizes Clínicas fazem recomendações, não são impositivas, preservam a autonomia na tomada de decisão. Já os Protocolos Clínicos podem ter estrutura semelhante às DC mas tem característica normativa.

Alguns repositórios gerais de Diretrizes Clínicas:

ECRI | AiCPG | Guideline Central | CPG Infobase | G-I-N



Sites de agências reconhecidas por manter programa de desenvolvimento de guidelines, sites de países que tem produzido esses documentos (varia ao longo do tempo) e de sociedades profissionais.

Conheça algumas:



Como avaliar a qualidade metodológica das diretrizes clínicas?

A qualidade de uma diretriz clínica é avaliada segundo o relato do seu processo de elaboração. Para que possa ser verificado se o processo de elaboração de uma diretriz clínica foi criterioso e transparente existem diversos instrumentos validados, sendo que o mais usado atualmente é o AGREE II.

Esse Instrumento é composto por 23 itens subdivididos em 6 domínios: escopo e finalidade (domínio 1), envolvimento das partes interessadas (domínio 2), rigor de desenvolvimento (domínio 3), clareza de apresentação (domínio 4), aplicabilidade (domínio 5) e independência editorial (domínio 6).

Avaliando recomendações de diretrizes clínicas

Notas altas em uma avaliação empregando o instrumento AGREE II, isso não garante recomendações confiáveis e aplicáveis - não é possível assegurar a credibilidade e implementabilidade das recomendações pela análise do relato do processo de elaboração da diretriz clínica. Tampouco existe garantia para afirmar que uma diretriz de menor qualidade metodológica não possua recomendações confiáveis e implementáveis. Ou seja, um escore alto no AGREE II não prediz recomendações com acurácia e implementáveis em diferentes contextos.

Para suprir essa lacuna do conhecimento, a colaboração AGREE desenvolveu um complemento para o AGREE II, baseado em evidências, denominado Appraisal of Guideline for Research and Evaluation - Recomendations Excellence (AGREE-REX).

Busca mais alguma informação?

Por favor, não deixe de entrar em contato conosco.

E-mail: chronidebrazil@gmail.com

Integrantes do projeto

Responsável
Profa. Dra. Daniela Oliveira de Melo¹
Desenvolvimento do Site
Felipe Vaiano Calderan¹
Frederico José Ribeiro Pelogia¹
Gustavo Bárbaro de Oliveira¹
Silvio de Souza Neves Neto¹
Equipe responsável pela avaliação de qualidade das diretrizes clínicas, comparação das recomendações e conteúdo apresentado no site
Sandro Aparecido Tonin - Lattes
Franciele Cordeiro Gabriel - Lattes
Andréa da Silva Dourado - Lattes
Beatriz de Toledo Minguzzi - Lattes
Bruna Cristina Da Cruz Lima - Lattes
Camila da Silva Rodrigues - Lattes
Carla Fernandes da Silva - Lattes
Daniele Yukari Kawakami - Lattes
Danilo Aguiar Fonseca - Lattes
Emilly Kelly Silva Monteiro - Lattes
Gabriela Maria da Silva - Lattes
Itamires Benicio dos Santos – Lattes
Jhonatan Roberto Cabral Santos - Lattes
Juliana de Carvalho do Couto Machado - Lattes
Lourdes Rodrigues Gonçalves Neta – Lattes
Lucas Caetano Araújo Silva - Lattes
Marília Valpeteris de Campos - farmacêutica egressa da Universidade Federal de São Paulo
Mônica Cristiane Rodrigues - Lattes
Munique Bertoni Lima Goulart - Lattes
Roberta Yukari Imai - Lattes
Rosyanne Michele Marques de Oliveira - Lattes
Vanessa Serra Carmo - Lattes
Yara Cardoso Coletto - Lattes
Equipe envolvida revisão dos materiais desenvolvidos pelo projeto e que foram essenciais para garantir/otimizar a qualidade do conteúdo disponibilizado em todos os produtos do projeto SABER-SUS:
Adriano Meira da Silva – Farmacêutico - UBS Jardim Lucélia - STS Capela do Socorro - OS ASF
Andreia Ramos Lira – Lattes
Camila Biazoni Albaricci - Lattes
Igor Gonçalves de Souza – Lattes
Luiza Gomes de Campos Nascimento - Lattes
Janbison Alencar dos Santos - Lattes
Magda Takano Kuchida - Médica Sanitarista
Nayara Aparecida de Oliveira Silva - Lattes
Paula Cazzonatto Zerwes - Lattes
Talita Aona Mazotti - Lattes
Tamiê de Camargo Martins - farmacêutica egressa da Universidade Federal de São Paulo
Tatiane Bomfim Ribeiro - Lattes
Tatiane Fernandes da Silva - Lattes
Sueli Ilkiu – farmacêutica aposentada – SMS/SP
Vanessa Zacarias Trindade - Lattes
Vaneisse Cristina Lima Monteiro - Lattes
Parceiros na primeira fase do projeto que gerou a seleção das diretrizes clínicas
Airton Stein - Lattes
Caroline de Godoi Rezende Costa Molino - Lattes
Eliane Ribeiro - Lattes
Nicolina Silvana Romano Lieber - Lattes
Franciele Cordeiro Gabriel - Lattes
Luciana Pereira Vasconcelos - Lattes
Nathália Celini Leite Santos - Lattes
Rafael Augusto Mantovani Silva – Lattes
Sheila Kalb Wainberg - Lattes

¹ Universidade Federal de São Paulo



Ficha técnica do projeto de pesquisa que deu origem ao conteúdo apresentado no website:

Título do projeto: Recomendações de guias de prática clínica de alta qualidade metodológica para o cuidado de doenças crônicas: adaptação ao contexto do SUS e disseminação de informação confiável

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Daniela Oliveira de Melo Instituição sede do projeto: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Universidade Federal de São Paulo

Equipe de pesquisadores:

  • Prof. Dra. Daniela Oliveira de Melo – Professora Adjunta do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Pesquisador responsável;
  • Prof. Dra. Nicolina Silvana Romano Lieber – Professora Associada do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) – Pesquisador associado;
  • Prof. Dr. Aécio Flávio Teixeira de Góis – Professor Adjunto do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – Pesquisador associado;
  • Prof. Dra. Claudia Fegadolli – Professora Associada do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Pesquisador associado;
  • Prof. Dr. Camilo de Lellis Santos – Professor Adjunto do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – pesquisador associado;
  • Prof. Dr. Ezequiel Roberto Zorzal – Professor Associado do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo – pesquisador associado;
  • Prof. Dr. Luiz Eduardo Galvão Martins – Professor Adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo – pesquisador associado;
  • Prof. Dra. Adriane Lopes Medeiros – Professora substituta da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Assistente Técnico III no Grupo de Assistência Farmacêutica da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde da SES/SP – pesquisador associado;
  • Jorge Harada – Coordenador da Universidade Aberta do SUS (UNASUS) na Universidade Federal de São Paulo – pesquisador associado;
  • Prof. Dr. Airton Stein - Professor Titular da Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre - colaborador.


Instituição Parceira do projeto: Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo-COSEMS/SP e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES-SP

Equipe de pesquisa da Instituição Parceira, incluindo nomes e qualificações:
  • Arnaldo Sala - Médico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, onde atua na coordenação de Atenção Básica – pesquisador associado;
  • Aparecida Linhares Pimenta - Assessora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo-COSEMS/SP – pesquisador associado;
  • Dirce Cruz Marques - Assessora Técnica do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo-COSEMS/SP – equipe técnica.


Número do Processo FAPESP: 2019/03883-7

Período de vigência do projeto FAPESP: 01/02/2020 a 31/05/2022

© 2023 Saúde Baseada em Evidências e Recomendações para o SUS